Sustentabilidade

Síntese Desenvolvimento sustentável

Por Deivison Nicolau

A máxima hoje, na maioria das empresas e das organizações ligadas ao meio ambiente de todo planeta é o desenvolvimento sustentável, que surgiu no ano de 1980, por Robert Allen num artigo intitulado How the save the world (como salvar o mundo). Mas só veio ser usado no ano de 1987 tal divulgação foi um passo sólido, para o pensamento da cosmovisão ecológica atual e certamente mostra um futuro consistente para todos os habitantes da planeta. Entretanto vale avaliar bem a questão e saber onde se quer chegar e como se ter possibilidade de executar com ênfase a mudança esperada pelas iniciativas sustentáveis.
O planeta terra, já não suporta a quantidade de matérias primas dele retirado e nele jogado, formas de civilizações que poluem o meio ambiente como por exemplo o lixo. Enfim todo e qualquer tipo de exagero na administração dos recursos ambientais ou econômicos, porque, tudo isso, vem causando uma tremenda instabilidade: climática, econômica e social. A terra está cansada e velha e já não consegue manter-se equilibrada mediante as questões ambientais e industriais sem falar que o modelo atual, o capitalismo, está fadado ao fracasso.
Uma viável solução, para as crises instaladas no mundo é o desenvolvimento sustentável, que por sua vez tem efeitos diretos na vida das pessoas e na economia do local onde funciona. Porém, segundo Leonardo Boff, em texto divulgado na Agenda 21 brasileira a expressão desenvolvimento sustentável é contraditória, ao passo que as palavras são antagônicas, pois o substantivo “desenvolvimento” remonta ao capitalismo selvagem, em que a competição feroz é a lei, e o adjetivo “sustentável” aparece como sinônimo de mutualidade, cooperação e equilíbrio. Por esse motivo o nome “desenvolvimento sustentável” perde sua conotação e passa-se a usar a palavra sustentabilidade, entretanto as funções são iguais só muda a palavra.
Na altura do campeonato, pela forte divulgação da sustentabilidade pode se tornar modismo, e essa nova ideia pode se impor sobre as varias formas de organizações de pessoas e o meio em que elas se encontram, a industria pode também aproveitar-se do foco feito pela mídia em mostrar a sustentabilidade e tirar devidas vantagens, dizer que existe a sustentabilidade e na verdade não existir tipo algum de sustentação, ou seja uma oportunidade para inverterem os valores e o foco inicial do projeto de sustentabilidade, sobretudo se for para a melhoria dos espaços sócias e econômico de forma coesa e coerente que vá para a prática efetiva dentro da sociedade e esse tal modismo torne-se real e venha para ficar.
Convém ressaltar que na prática do desenvolvimento sustentável é implacável, entretanto é um desafio ao ser colocado em funcionamento seu objetivo é um pressuposto perfeito e inquestionável que até parecem utópicos. Mas não são impossíveis de serem alcançados e realizados, como é o caso do banco de Palmas no Ceará no bairro Conjunto das Palmeiras e vem funcionando perfeitamente agregando seus 30 mil habitantes. Segundo O WWF-Brasil uma organização não governamental dedicada à conservação da natureza em artigo ao jornal Mundo Jovem mostra os outros lados do desenvolvimento sustentável e faz algumas alertas com relação ao uso exagerado das propagandas e a pouca ação por parte daqueles que estão à frente das grandes empresas, mostra também que uma forma de transformar a realidade não é mudar o modelo da economia e sim transformar a vida das pessoas e no final do artigo expressa a necessidade da valorização da pessoa humana como: o respeito, a diferença e o amor.
Contudo a sustentabilidade ainda é uma questão a ser pensada e no tocante organizar melhor suas iniciativas e as demonstrações, pois existe a dependência da mídia em ditar as regras e mostrarem-nas à sociedade. O saber e a educação também são fortemente manipulados assim cria-se uma dependência no ato de opinar por livre pensamento de escolha isento de influências externas, o posicionar-se enquanto cidadão livre e munido de opiniões a respeito das mudanças deste mundo. O processo de transformação é lento, principalmente, quando se sabe que no momento muita coisa tem acontecido para modificar a situação atual, tanto no meio ambiente quanto na economia, porém é importante levar em consideração as mudanças e o poder de avaliação que a sociedade é capaz de fazer, sendo assim, caminhar para um ideal e que seja, de fato, em longa data, permanente e forte.

Comentários

Postagens mais visitadas