Singer de Brabante

UCS - Universidade de Caxias do Sul
Filosofia Geral II Professor Idalgo José Sangali
Aluno Deivison Nicolau Fernandes. 24 de novembro de 2010.

Século XIII, as divergências encontram a razão, a filosofia e a fé, assim esses elementos tomam rumos diferentes, aquelas por sua vez se dividem em ideias opostas. Boa parte dos acontecimentos que sucedem estes fatos é provida de estudos Tomistas, assim o que Singer de Brabante aprofunda vai circundar o aristotelismo (razão e filosofia) e a fé (cristianismo).
No meio deste emaranhado de situações, surge Singer de Brabante, o qual se nutre constantemente dos pensamentos de Aristóteles, Tomás de Aquino, Avicena e Averróis. Brabante tratou sobre a metafísica e lha tem como filosofia primeira, por conseguinte trata a Teologia como ciência sacra.  Com relação as fontes utilizadas em seus escritos não se pode afirmar com grande precisão de onde são retiradas, pois os medievais não se preocupavam em colocar fontes em suas obras, mas pelo fato de Singer buscar novas ideias sobre a Filosofia e a Teologia assim ele era contrário a muitos pensamentos dos quais fazia uso.
Também demonstrou por muitas vezes a incompatibilidade entre os pensamentos, porque elenca seis distinções entre as duas ciências, assim ele consegue atingir seu objetivo primeiro o de chegar a uma posição filosófica radical. Fato marcado pela sutileza que o pensamento Singeriano traz. Cada ciência se constitui de um caráter próprio de seu tempo, espaço e validade (epistemologia). A posição adotada por Singer é uma concepção de filosofia como “rede de teorias sintaticamente válidas”, entretanto pode ser falsa se for dosada através da fé, por causa desse fato ele pretende um aristotelismo radical,  aquela Filosofia que busca sempre o seu próprio caminho, a Filosofia, aquela que se constrói sem fundamentos ou bases cristãs, por conseguinte busca nutrir-se inteiramente das raízes naturais.
Proposições foram feitas e não se limitam em separações, sobretudo ampliam-se caminhos para a filosofia tendo em vista todo pensamento, questionamento e a busca de outras perspectivas filosóficas deste modo entra em cena o fato especulativo da Filosofia que antes era regido por leis reveladas. A Filosofia era tida como mera serva da teologia.
Singer usa de certa empolgação ao falar do credo e de suas qualidades por serem de superioridade, mas isso para dizer que a Filosofia está separada dos conceitos que a ela fora atribuído. Ele se preocupa menos no radicalismo em dizer o que pensa sem equívocos, ele nunca disse ser cristão convicto, mas queria ser um fiel filósofo e construir um pensamento que fosse integro, ao passo que não aceitou o posicionamento dos padres filósofos por produzirem mais, obras, comentários etc., do que os professores filósofos. Entretanto, “como bom filho de seu tempo”, era cristão.
Por fim, Singer de Brabante, apresenta-se como aquele que defende as opiniões do filósofo em seu contexto mesmo que divergissem da verdade revelada e por outro lado defende que as ideias racionais não podem ser questionadas quando superam a razão, como também “ninguém deve negar a verdade católica com base em razões filosóficas” (Reale p. 210).  Lembro aqui que o jeito com que Brabante expos suas ideias o deram esse caráter diplomático e sábio, visto que interferiu  em tese nas bases intocáveis do cristianismo, sem deixar de exaltar o que não deveria ser exaltado, mas também fortalece as questões tratadas pela filosofia como dignas de serem estudas e planejadas em outras esferas, as quais fugissem de concepções filosófico-teológicas e somente filosófico.

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