À José Saramago

 Saramago


Por Afonso Claúdio  Damasceno
Aos vinte e poucos anos em um momento de “pausa” na minha vida, li “O Evangelho Segundo Jesus Cristo”, e aos quarenta e poucos, li “Ensaio sobre a cegueira” de uma tacada só... Duas obras literárias tão contundentes e distintas das quais fiquei “expectador honorário” do homem chamado José Saramago, cultuado e odiado em solo lusitano ou solo estrangeiro por suas posições ideológicas e seu agnosticismo. A hipocrisia humana de quem o rejeitou pelo modo de vida, é capaz desses luxos quando se trata de lidar com o diferente, com o que fica fora dos padrões estabelecidos. Se for doce ou amargo o modo como o escritor encarou a vida e suas infinitas “in possibilidades”; ninguém em sã consciência poderá emitir um juízo de valor. O que posso aqui expressar, é meu luto, ainda que temporário por mais um desfalque no rol das personalidades literárias que passam rumo ao transcendente.
 19/06/2010

Comentários

  1. Olá Afonso!
    Tb gosto muito de ler o escritor português José Saramago. Do autor já li os seguintes livros:

    * Levantado do Chão, 1980
    * Memorial do Convento, 1982
    * O Evangelho Segundo Jesus Cristo, 1991
    * Ensaio Sobre a Cegueira, 1995
    * Todos os Nomes, 1997
    * A Viagem do Elefante, 2008
    * Caim, 2009

    Só discordo da sua afirmação que ele era odiado em solo lusitano. Para muitos portugueses ele era um genio da literatura, seus problemas foram mais políticos que sociais. Se vc tiver tempo da uma lidinha nessa entrevista:http://dn.sapo.pt/inicio/interior.aspx?content_id=661318
    No meu blog vivereafinaroinstrumento, tenho vários blogs de amigos portugueses e atráves das mensagens póstumas vc poderá perceber a admiração do povo português pelo seu escritor.
    Muito prazer em conhecer o seu blog!
    Vou levá-lo lá pra lista dos meus preferido.
    Bjs.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas