Festival de música nos ritmos de Cabul

 Festival de música no centro da capital Afegã surpreende com jeito tímido e próprio de celebrar a música e se divertir sem esquecer das tradições


Por Deivison Fernandes

Jovens, homens e mulheres se divertem ao som do rock, indie, blues e muita música eletrônica. Um evento atípico em Cabul. Um pouco de paz, ou são os frutos da primavera árabe? As bandas eram das diversas partes do mundo como: Austrália, Uzbequistão, Cazaquistão e do próprio Afeganistão.
Sob o forte regime do Taliban, a música, por 30 anos não era permitida e, ainda hoje, lojas são atacadas, mas o festival aconteceu com shows, “sem álcool e com medo de ataques, Afeganistão faz seu Rock in Rio”, cerca de 450 pagadores que nunca haviam ouvido música ao vivo.  (Folha de São Paulo – A16 mundo, Terça-feira, 4 de outubro de 2011).
E a oração? Sendo bons mulçumanos, não deixaram de lado seus costumes, visto que por duas vezes sons e microfones foram desligados. Idosos e líderes da religião foram à festa, muitos com cara de espanto, mas no fim, não reprovaram o evento e caíram na festa.
A verdade é que um novo mundo está por vim daquela região, nós do ocidente atentos ou não, acolhamos com alegria os manifestos do oriente desconhecido em seus traços artísticos e atraentes.

Comentários

Postagens mais visitadas