O dilema das Redes - Doc Drama Netflix - Release

Imagem do Avatar
Avatar - Cenas do Filmes

Disponível na Netflix, o documentário: O Dilema das redes (The social Dilemma), é uma jornada reflexiva sobre as redes sociais, construído, a partir do relato de profissionais e ex-profissionais do Facebook, Twitter, Pintrest, Google e outros pesquisadores de diversos segmentos e escolas. Os entrevistados refletem e partilham suas experiências sobre o uso, os impactos e o futuro das redes sociais. Muitos deles pontuam a lógica dos algoritmos e como eles captam as ações das pessoas ao utilizarem as plataformas em diversos equipamentos de tecnologia.
Imagem da Personalização da AI
A individualização a partir da AI - Cenas do filme

Cada veículo com sua maneira de oferecer algum serviço ao usuário molda e, ao mesmo tempo, coleta as preferências deste, em concomitância a isso os algoritmos reúnem dados e os devolvem em forma de conteúdos e propagandas de acordo com a seleção inicial. Vídeos, compras, entretenimento, serviços, cursos, comida, mobilidade e diversos outros itens ficam ao uso direcionado a cada pessoa, os cliques funcionam como uma bússola que constrói de maneira singular um “avatar” virtual do indivíduo para lhe oferecer serviços e impulsionar publicações.
Tristan Harris
Fundador da Center Humane Technology
 
O advento da Inteligência Artificial tornou possível o surgimento e o armazenamento de informações pessoais e a leitura das ações no mundo virtual, como também o poder do resumo das vidas e das escolhas de cada pessoa. Um administrador de dados pode, com habilidades ímpares, saber o perfil de quem quer que seja com apenas um clique. Essa lógica de trabalho apossado pelas empresas do mercado incomodou um dos personagens do doc. drama, Tristan Harris, especialista em ética, presidente e cofundador do Center for Humane Technology, deu início a um dossiê sobre os efeitos causados na humanidade e como é agressivo a utilização de políticas de marketing, psicologia, antropologia e design para ter públicos e aumento da venda de serviços visando o lucro sem medir o lado problemático e a privacidade dos indivíduos.
Inquieto desde o começo de sua carreira, contribuiu nos serviços do Google como especialista em ética de design, questionou-se se há algum contraponto à ideia do consumo exagerado e viciante dentro das redes, entusiasmado com a ideia inversa das grandes corporações refletiu sobre o uso de aplicativos como os de e-mail a outros como Snapchat, Instagram e Youtube, pois uma vez que o mercado investe milhões e bilhões de dólares em tecnologias impulsionadoras destas ferramentas ele considerou prejudicial não refletir sobre os impactos.
Jaron Lenier - Vanguarda da Realidade Virtual
90% do Doc drama manifesta falhas e os problemas causados pela internet e os outros 10% enaltecem o que é bom e este certamente permanecerá, como por exemplo, a aproximação das pessoas, a agilidade em mobilidade, os serviços de fast-food, o trabalho home-office, a descoberta do trabalho escravo, a pedofilia, o racismo entre outros milhares de benefícios. Mas pontua a questão das fake News, o risco da democracia em todos os países trazendo para a reflexão a maneira com que foi feito as eleições no Brasil, EUA, Europa e Myanmar. Pois quando se trata de informações os algoritmos não conseguem distinguir o que é real do que não é real. Por fim, como todo e bom documentário os criadores buscaram soluções após trazerem os problemas, sem perder o tom e o desejo de mudar algo para melhor na humanidade. Vale ganhar algum conhecimento com este make que aprofunda um dos maiores problemas do futuro da humanidade: o uso da internet e O dilema das Redes Sociais.

As plataformas que conectam seres humanos e pessoas inauguraram um jeito novo nas relações e na maneira com que o mundo e cada ser humano se posiciona diante dos acontecimentos. O problema do individualismo e as preferências de suas decisões treinam os mesmos a não mudarem suas opiniões, como é o caso da Terra Plana e o número crescente de pessoas que acreditam nesta teoria de maneira que as redes facilitam a união deste tipo de pensamento a respeito de algo incontestável, até mesmo, pela ciência.

Polarização da Política através das Redes sociais
Outro personagem interessante no doc. é o músico e cientista, Jaron Lanier, conhecido como um dos precursores da Realidade Virtual, desde os anos 80. O músico expõe o crescente problema de pacientes depressivos e aciona o alerta para a extinção da humanidade caso nada seja feito, a fim de controlar e até mesmo dosar o uso exacerbado da internet.

        

Comentários

Postagens mais visitadas